Pedagogia

1.       COMO INCENTIVAR O HABITO DA LEITURA

Autor: BAMBERGER, RICHARD
Editora: ATICA
Assunto: PEDAGOGIA

Sinopse: O livro traça o panorama do ensino da leitura em várias partes do mundo.


2.       GESTÃO DEMOCRATICA NA ESCOLA PUBLICA

Coleção: EDUCAÇAO EM AÇAO
Autor: PARO, VITOR HENRIQUE
Editora: ATICA
Assunto: PEDAGOGIA

SINOPSE: Em sete ensaios que analisam cada um dos problemas que emperram a democratização da estrutura escolar, o Autor sugere uma forma para que se faça a redistribuição do poder e da autoridade dentro dos estabelecimentos de ensino e mostra por que só assim a escola poderá se tornar um instrumento de controle democrático do Estado, a serviço da educação.
3.       DIDATICA
Autor: LIBANEO, JOSE CARLOS
Editora: CORTEZ
Assunto: PEDAGOGIA



Sinopse: A didática é tratada neste livro como ramo de estudo da Pedagogia partindo dos vínculos entre finalidades sociopolíticas e pedagógicas e as bases teórico-científicas e técnicas da direção do processo de ensino e aprendizagem. José Carlos Libâneo propõe o estudo sistemático da didática como teoria do processo de ensino de modo a unir a preparação teórica e prática na formação profissional do professor. Constitui-se, assim, como disciplina integradora que, ao buscar os conhecimentos teóricos e práticos da teoria da educação, psicologia, sociologia e metodologias específicas das matérias de ensino, generaliza princípios, condições e meios que são comuns e básicos para a docência de todas as matérias escolares.

4. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE A A Z: UM GUIA COMPLETO PARA PAIS E EDUCADORES


Autor: STRICK, LISA W. SMITH, CORINNE ROTH
Editora: ARTMED
Assunto: PEDAGOGIA
Sinopse: Importantes estudos sobre as dificuldades de aprendizagem foram feitos na década de 90, mas grande parte das informações demorou para chegar ao grande público. Finalmente, 'Dificuldades de Aprendizagem de A a Z' traz o que há de melhor na pesquisa e na experiência educacional recentes para pais, professores e todos aqueles que são responsáveis por crianças com problemas de aprendizagem. Com entusiasmo e paixão, Corinne Smith e Lisa Strick oferecem um guia abrangente para as causas, identificação e tratamento das dificuldades de aprendizagem. Você irá aprender como estes pequenos distúrbios podem ter impacto significativo.

5. INTRODUÇÃO AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Autor: FONSECA, VITOR DA
Editora: ARTMED
Assunto: PEDAGOGIA



Sinopse: O campo das dificuldades de aprendizagem é fértil em concepções unidimensionais e em divisões conceituais entre diferentes profissionais que o integram, nomeadamente médicos, psicólogos e professores. No entanto, nem sempre se consegue, estudando todos esses conceitos, explicar por que algumas crianças, independentemente de suas inteligências normais, de suas acuidades sensoriais e de seus comportamentos motores e sócio-emocionais adequados, não aprendem normalmente a ler, a escrever e a contar. É exatamente essa questão que Vítor da Fonseca aborda, com clareza e profundidade, neste texto, buscando os caminhos e as respostas tão procurados por todos aqueles preocupados com a educação infantil.